Notícias

Acompanhe as últimas informações sobre o sistema.

Um ônibus incendiado por dia no Brasil

ônibus incendiado são paulo

Ônibus incendiado na zona leste de São Paulo (Foto: SPTrans)

 

O transporte público por ônibus é alvo frequente de vandalismo no Brasil. Os números chamam atenção e crescem a cada dia. Nos sete primeiros meses de 2016, 186 ônibus foram queimados no país. Isso representa uma média aproximada de 26 ocorrências por mês, ou quase um por dia.

A NTU realiza diariamente um levantamento dos ônibus incendiados. De um total de 1.708 ônibus incendiados entre 2004-2016, 76,2% foram registradas a partir de 2013, o que corresponde a 1.302 ocorrências.

 

Gráfico ônibus incendiado

Gráfico ônibus incendiado

 

Nesse período de mais de 10 anos, estima-se que mais de 800 mil passageiros deixaram de utilizar o transporte público por ônibus nas cidades brasileiras devido à falta dos ônibus incendiados. Na soma dos custos totais – onde se incluem os custos de reposição dos veículos, da receita que deixou de ser obtida daqueles passageiros que não foram transportados, e outros -, o prejuízo já ultrapassa R$ 1 bilhão nos últimos 12 anos e R$ 103,6 milhões apenas nos sete primeiros meses de 2016.

A NTU realiza um intenso trabalho institucional junto aos poderes Executivo e Legislativo para aprovar leis específicas que agravem a punição para esse tipo de conduta. Recentemente, o Congresso Nacional aprovou a Lei Antiterrorismo (13.260/2016?), enquadrando os incêndios em meios de transporte como ato de terrorismo.

 

resumo impactos

 

Fonte: Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU)