Salvador conta com um sistema de transporte por ônibus moderno, reestruturado após a concessão dos serviços em 2014. O modelo prioriza segurança, conforto, padronização operacional, modernização da frota e integração com os demais modais da cidade.
Essa estrutura promove uma mobilidade urbana mais acessível, integrada e sustentável para os cidadãos.
A cidade está dividida em três Áreas Operacionais — Subúrbio, Miolo e Orla/Centro — para melhor organizar o fluxo de passageiros, planejar e otimizar os serviços, garantindo ampla cobertura territorial e conexão entre diferentes regiões.
A implantação do BRT Salvador fortaleceu ainda mais a integração entre os principais eixos urbanos, conectando pontos estratégicos como a Estação da Lapa, a Estação Rodoviária, o novo centro empresarial e financeiro e a região da Pituba, que concentra polos de serviços e comércio. Essa ampliação aumentou a oferta de linhas troncais e trouxe maior eficiência ao deslocamento da população, favorecendo a fluidez da mobilidade coletiva.
A INTEGRA é uma entidade sem fins econômicos que tem por objetivo congregar as empresas Concessionárias que operam o serviço de transporte público de passageiros de Salvador, tendo, dentre outras, as seguintes finalidades:
Os ônibus de Salvador percorrem mais de 9,2 milhões de quilômetros a cada mês, o que equivale a 24 vezes a distância entre a Terra e a Lua ou a 230 voltas ao redor da Terra, quase 8 por dia!
A cada dia, os ônibus de Salvador realizam, em média, 12.100 viagens — quantidade muito superior ao total de voos comerciais que decolam diariamente em todo o Brasil.
Todos os dias, mais de 1.700 ônibus saem das garagens para transportar a população de Salvador. Se fossem alinhados, formariam uma fila de cerca de 20 quilômetros (Porto da Barra ao Farol de Itapuã).
São mais de 9.700 profissionais nas concessionárias do STCO — um trabalho que garante o sustento de mais de 33 mil pessoas e ainda gera milhares de empregos indiretos em Salvador.
O sistema de integração permite que os passageiros utilizem diferentes linhas de ônibus dentro de um período de tempo determinado, sem precisar pagar mais de uma tarifa.