Notícias

Acompanhe as últimas informações sobre o sistema.

Semob apresenta à comunidade processo de reestruturação das linhas de ônibus

Imagem: Divulgação (Foto: Jefferson Peixoto / PMS)

O calendário de encontros para orientar a população quanto à primeira fase do processo de reestruturação das linhas de ônibus de Salvador teve início nesta terça-feira (3), em diferentes pontos da cidade. As reuniões são promovidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e visam a instruir os usuários que utilizam o serviço de transporte público por ônibus, antes da aplicação das alterações. De acordo com a Semob, a etapa inicial do remanejamento das linhas está programada para começar ainda neste mês.

Como parte das ações, moradores da Capelinha de São Caetano participaram, na tarde desta terça, de um encontro no Núcleo de Apoio à Comunidade com representantes da Semob e conheceram as mudanças no transporte que vão afetar o bairro e localidades adjacentes como Alto do Peru e Fazenda Grande do Retiro. Foi informado que as linhas Capelinha-Campo Grande-Barra R1 e Capelinha-Lapa/Campo Grande R2 passarão a ter destino final na Estação Acesso Norte – que funcionará como transbordo, nos moldes da Lapa, Mussurunga e Pirajá. A partir de lá, os passageiros poderão fazer uso do metrô e de outro ônibus urbanos através da integração com o Bilhete Único, pelo intervalo de duas horas. Com isso, o atendimento das linhas com destino a Barra e Lapa que saiam da Capelinha  passa de um intervalo de 42 para 17 minutos; e de 31 viagens por dia para 46 viagens por dia.

Primeira fase – Na primeira fase, serão 77 linhas e 32 bairros envolvidos, entre os quais Bom Juá, Pau Miúdo, IAPI, Santa Mônica, Conjunto Marback, Stiep/Centro de Convenções, Vale do Matatu, Cabula, Pernambués, Saboeiro, São Gonçalo do Retiro, Nossa Senhora do Resgate, Conjunto ACM/Arraial do Retiro, Engomadeira, Arenoso, Tancredo Neves, Mata Escura/Jardim Santo Inácio, Sussuarana/Nova Sussuarana/Novo Horizonte, além de Alto do Peru, Fazenda Grande do Retiro, Capelinha.

Estão previstas 15 reuniões para orientar a população sobre a restruturação.

Ao todo, serão quatro fases de reestruturação, e a expectativa é de que todas as mudanças sejam implantadas paulatinamente até fevereiro do ano que vem. A proposta da reestruturação é solucionar os problemas que foram apontados pelos usuários de ônibus em Salvador através de consultas populares realizadas pela Prefeitura desde agosto. As queixas mais frequentes registradas pela população foram: desequilíbrio entre oferta e demanda de transporte, superlotação dos ônibus em horário de pico e excessivo tempo de duração das viagens.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom/PMS)